Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Blog

Fique por dentro de todas as novidades da Imepel

Linha

Como prevenir falhas catastróficas em transportador de correia usando o monitoramento remoto

                        

 

O monitoramento do transportador de correia é uma prática essencial e necessária na indústria para garantir segurança e eficiência na movimentação de materiais a granel.

 

É importante estabelecer um plano de manutenção preventiva para minimizar o risco de falhas e assegurar produtividade, segurança e disponibilidade operacional para seu transportador.

 

A manutenção preditiva é uma estratégia de manutenção que utiliza dados e tecnologias para prever possíveis falhas ou problemas em equipamentos e sistemas antes que eles ocorram. Em vez de realizar manutenções periódicas ou corretivas, essa forma de manutenção utiliza sensores, análises de dados e algoritmos para monitorar continuamente o desempenho dos equipamentos e detectar anomalias. O objetivo da manutenção preditiva é reduzir o tempo de parada e os custos de manutenção, bem como aumentar a vida útil dos equipamentos

 

Para isso, contamos com a tecnologia Smart Mine, um sistema online que monitora, através de sensores, as variações anormais de temperatura nos rolos causadas por desgaste excessivo ou problemas na lubrificação.

 

 

O Smart Conveyor Imepel é um sistema inteligente para transportadores de correia desenvolvido pela Bosch, especialista mundial em sensores, baseado na tecnologia da internet das coisas (IoT). O sistema é equipado com sensores que monitoram a temperatura dos rolos, permitindo detectar possíveis falhas ou problemas antes que eles ocorram.

 

Com essa tecnologia, as manutenções podem ser programadas com mais precisão, evitando a ocorrência de falhas inesperadas e minimizando o tempo de parada dos equipamentos. Isso garantirá a redução de custos, maior disponibilidade dos equipamentos e aumento da produtividade.

 

Podemos listar, dentre seus diversos benefícios, a otimização de recursos necessários durante a inspeção periódica por toda a extensão do transportador; o controle da vida útil dos roletes em uso, alertando comportamentos anormais e evitando trocas prematuras e a prevenção de falhas de alto custo, como incêndios, danos e sobrecarga com base na medição de temperatura. 

 

 

Ademais, o sistema conta com uma plataforma para a visualização de dados com as principais informações dos transportadores de correia que estão sendo monitorados, permite a notificação através de e-mails e SMS com os alertas críticos, além de um monitoramento disponível através de uma plataforma dedicada em desktop e smartphone. Por fim, é uma solução preditiva que possibilita aumentar a disponibilidade de ativos, contribuindo com a redução de danos aos transportadores de correia através do monitoramento da temperatura individual dos rolos.

 

O Smart Conveyor Imepel by Bosch foi projetado para fácil instalação e manuseio, possibilitando a manutenção preventiva programada para ajudar a evitar ocorrências de falhas inesperadas e minimizar o tempo de inatividade.

 

Com esses recursos, sua empresa terá eficiência e produtividade em processos de manuseio de materiais, além de aumentar a segurança e a confiabilidade das operações.

 

      

< Voltar