Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Blog

Fique por dentro de todas as novidades da Imepel

Linha

"Imepel cria rolete de correia transportadora para gerar energia" - Matéria site www.noticiasdeminer

Por: Juliana Navega
Notícias de Mineração
http://www.noticiasdemineracao.com/


Imepel cria rolete de correia transportadora para gerar energia

A brasileira Imepel, fabricante de rolos, suportes e tambores, desenvolveu um modelo de rolete, acoplado a correias transportadoras, que utiliza o próprio movimento para gerar energia elétrica. O produto, chamado de Energy e patenteado pela empresa, visa reduzir os custos com energia e diminuir o consumo de combustíveis.
“A Imepel notou que muitos clientes têm freado os investimentos de ampliação na área de correias transportadoras por causa do déficit energético do Brasil. Dessa forma, desenvolvemos um estudo e resolvemos gerar energia elétrica por meio do transportador contínuo, para evitar que a energia do rolo fosse desperdiçada, já que a correia transportadora trabalha 24 horas por dia”, afirmou Cristiano Marcello, coordenador de Comércio Exterior da Imepel, em entrevista, por telefone, ao NMB, nesta terça (27).

Segundo ele, a empresa realizou testes laboratoriais com o protótipo do produto durante um ano e, agora, investe na implementação do Energy, que será feita em empresas clientes consideradas importantes pela Imepel.

“A implementação será feita ainda neste ano em empresas nacionais e internacionais, que vão receber os primeiros rolos e implantá-los na linha de produção. Os resultados serão divulgados no ano que vem”, disse Marcello.

O coordenador da Imepel afirma que o novo rolete patenteado é uma adaptação de um modelo de rolo vendido pela Imepel há vinte anos. “Nós pegamos o nosso produto e o tornamos em um gerador de energia. O Energy é uma solução que pode gerar um leque de possibilidades que não estavam sendo utilizadas por empresas, como as mineradoras, pela falta do fornecimento de energia elétrica”, afirma.

Segundo Marcello, o Energy é mecânico no que diz respeito à energia elétrica e, dessa forma, não provoca danos ao meio ambiente. Dentre os benefícios, afirma que o produto promove a redução de custos, uma vez que a empresa deixa de utilizar a quantidade de energia elétrica que pagava para utilizar; reduz o consumo de combustíveis fosseis, já que o gerador a combustível é substituído pelo Energy; além de prevenir riscos causados pela falta de iluminação em uma planta, por exemplo.

No caso da mineração, o coordenador explica que o produto pode ser utilizado desde na iluminação de uma planta até para fornecer internet wireless em uma determinada área. “O Energy é personalizado. Se o cliente quiser iluminar uma planta, por exemplo, ele nos passa a quantidade de lâmpada que vai utilizar, a voltagem, e nós fazemos o cálculo de energia elétrica e passamos para ele a quantidade de rolos que ele precisa instalar. Não existe uma receita padronizada”, afirma.

Os resultados da implementação do Energy serão divulgados em 2016, segundo Marcello.

O rolete, desenvolvido pela equipe de engenharia da empresa, foi apresentado oficialmente na 16ª edição da Exposibram, que aconteceu entre os dias 14 e 17 de setembro em Belo Horizonte (MG).

A Imepel, fabricante de rolos, suportes e tambores, foi fundada em Santa Catarina, em 1996. Atualmente, a matriz da empresa está localizada em Siderópolis (SC). Além de fornecer os produtos para o setor de mineração, a empresa atua nos setores de siderurgia, papel e celulose, fertilizantes, petroquímico, portuário, cimenteiro, agricultura e sucro-alcooleiro.

< Voltar